Nota de Repúdio – Coletivo JACA

O grupo Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA) vem por meio dessa nota de repúdio denunciar para a comunidade de cajazeiras e adjacências uma serie ataques realizados pela atual gestão do espaço onde estar sediado o nosso grupo. Recentemente, a administração do espaço através da superintendência de desenvolvimento econômico (SDE) apresentou ao coletivo uma notificação extrajudicial com o objetivo de expulsar o grupo JACA da sua sede. Na avaliação dos técnicos da SDE, as atividades exercidas
pelo grupo JACA não condizem com os objetivos da instituição, segundo os mesmos, o galpão em que trabalhamos a mais de 11 anos, conhecido pelo nome de indústria no bairro, localizado na Rua deputado Herculano Menezes – cajazeiras V, tem como finalidade a geração de emprego e renda, alegando assim, que as práticas do grupo JACA não se enquadram em tal perfil.

No entanto, é de conhecimento do publico em geral que o grupo JACA surgiu no ano de 2004 com a proposta de mobilizar a juventude do bairro em torno de assuntos como arte, tecnologia, política, e geração de renda. Atualmente o trabalho desenvolvido por meio da metarreciclagem garante uma renda mensal para vários integrantes da equipe, sendo a maior parte desta renda é oriunda de serviços de manutenção em computadores (formatação, limpeza, instalação de software, aluguel de equipamentos) prestados
a pessoas jurídicas e físicas, bem como, vendas de equipamentos recuperados.
Ao mesmo tempo, o grupo JACA buscou ampliar a sua gestão em torno da geração emprego e renda no bairro de cajazeiras através da realização de atividades culturais como capoeira de angola, sarau de poesia e amostras musicais nas praças públicas e escolas no entorno de nossa sede.
As atividades culturais realizadas pelo grupo além de promover a geração de renda e a capacitação de jovens na área cultural, inseriu o bairro de cajazeiras no cenário de espaços culturais da cidade de Salvador. As atividades culturais promovidas pelo grupo potencializou dialogam a metarreciclagem.

Contudo, mesmo com a apresentação de um relatório de trabalho contendo todas as atividades descritas acima, o corpo de técnicos da SDE desconsiderou o nosso projeto como um trabalho de geração de emprego em renda, mantendo assim, o posicionamento de expulsar o grupo JACA de sua sede.

Você conhece o JACA? fale um pouco sobre sua vivência com o espaço, o coletivo ou as ações realizadas, grave um video no stories do instagram e marque o @jacanoinsta e a @sdebahia, ajude a divulgar e fortaleça.

Assine o Abaixo Assinado – Nota de Repúdio do JACA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *